top of page
Buscar

DOENÇA HEMORROIDÁRIA

  • Foto do escritor: Marja Luciane Visioli
    Marja Luciane Visioli
  • 28 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

As hemorróidas são coxins de tecidos vasculares altamente especializados encontrados na submucosa do canal anal.


A designação “doença hemorroidária” deve ser reservada para aqueles coxins vasculares anormais que causam sintomas.

O plexo hemorroidário externo é separado do interno pela linha denteada, apresentando sensibilidade abaixo deste marco. O componente interno contribui para a continência e proteção do tecido esfincteriano



ree



Há três principais coxins vasculares, localizados na posição lateral esquerda, anterior direita e posterior direita do ânus.


ree




Os fatores que contribuem para as alterações patológicas dos coxins vasculares incluem constipação, esforço prolongado, hábitos intestinais irregulares, diarréia, gravidez, hereditariedade, ficar muito tempo de pé e envelhecimento.

A prevalência nos EUA é de 4,4%, com pico entre os 45-65 anos. Mais comum em países desenvolvidos e caucasianos.


As hemorróidas internas são classificadas em 4 graus:


I- Abaulamento do lúmen do canal anal

II- Prolapso durante a evacuação com redução espontânea

III- Prolapso espontâneo ou durante a evacuação, requerendo redução

manual

IV- Prolapso permanente e irredutível

Sintomas mais comum são sangramento vivo, que pinga no vaso

sanitário durante a evacuação, prolapso da mucosa, dor, presença de

muco, dificuldade de higiene perianal e sensação de evacuação

incompleta.



O tratamento é dividido em 3 categorias:


- Dieta e mudanças no estilo de vida: Diminuir o esforço evacuatório com aumento da ingesta hídrica e fibras, associado a exercício físico.


- Procedimentos não operatórios (em consultório): A ligadura elástica é um método de destruição e fixação do tecido. Uma das técnicas mais usadas para tratar as hemorróidas internas de primeiro, segundo e até terceiro grau. O anel de borracha é colocado sobre a mucosa redundante, causando estrangulamento do tecido ligado, que se desprende em 5-7 dias.



ree

- Cirúrgico: A hemorroidetomia é indicada para os pacientes sintomáticos cujos tratamentos clínicos não foram eficazes em resolver as queixas ou quando há componente externo associado. É realizada excisão do componente interno e externo, com fechamento da mucosa ou não, dependendo da técnica utilizada.



ree

A desarterialização hemorroidária seletiva com pexia alta visa o tratamento cirúrgico dos coxins patológicos, proporcionando uma recuperação pós operatória mais rápida e sem cortes. Sua indicação é limitada a doença hemorroidária sem componente externo, visto que todo o procedimento é executado internamente. É utilizado um dispositivo chamado de ENDOPEX, que facilita o acesso à cavidade anal, associado ao doppler de 20 MHz, permitindo a localização e ligadura dos coxins hemorroidários e pexia do mesmo.

 
 
 

Comentários


bottom of page